domingo, 7 de outubro de 2007

Artes Visuais

Sempre tive muitas dificuldades nas aulas de Educação Artística, onde devíamos desenhar, pintar, medir, tudo de maneira perfeita. Minhas professoras não exigiam muita perfeição, consideravam meu esforço, mas eu sempre me envergonhava diante de colegas que gostavam e sabiam fazer tudo direitinho. Dêem uma olhadinha no Blog de Artes Visuais e comprovem minha falta de criatividade e coordenação.
Não lembro de em momento algum ter conhecido através dessas aulas algum artista ou obra de arte, lembro apenas da imagem da professora entrando na sala com enormes compassos, esquadros e réguas de madeira, para serem utilizados no quadro verde da sala de aula.
Na primeira aula de Artes Visuais que tivemos, de cara pensei: "Que chatice, não saberei fazer nada disso."
Mas então, iniciamos as leituras e agora, as primeiras atividades, e através delas estou começando a perceber que eu, realmente, não sei nada de artes e nem de como trabalhar corretamente com meus alunos. Mas também, estou vendo que logo estarei um pouco, ou quem sabe, muito mais apta para trabalhar essa disciplina, que pra mim de acordo com o que vivi e aprendi nas aulas de magistério tinha sua base no desenho, pintura, recorte, colagem, dobradura.

Quando na verdade as novas tendências no ensino de artes, segundo Ana Mae Barbosa, enfatizam:


  • um maior compromisso com a cultura e com a história;

  • ênfase na inter-relação entre o fazer, a leitura da obra de arte e a contextualização histórica e social;

  • desenvolvimento cultural e alfabetização visual dos alunos;

  • compromisso com a diversidade cultural e conhecimento da imagem.

Poderei utilizar as técnicas que conhecia como aula de artes, no desenvolvimento das aulas que irei planejar, mas já aprendi que artes vai muito além de construirmos um trabalho artístico.


Nenhum comentário: