domingo, 14 de outubro de 2007

Para pensar!!

"Ao selecionar os conteúdos e privilegiar um tipo de conhecimento de arte, os professores exercem uma relação de poder, determinando também uma concepção de arte."

Essa colocação me fez refletir bastante, pois se analisarmos, isso não acontece somente com a arte. Nós professores, geralmente, exercemos uma relação de poder, e normalmente passamos ao aluno as concepções que temos. Precisamos nos "policiar" sempre! Pois, apesar de sabermos que devemos partir da realidade do aluno, de seus interesses, se torna muito cômodo a nós realizarmos aquilo que gostamos e nos sentimos capazes, alicerçados no poder que exercemos.

Quanto ao ensino da arte numa perspectiva multiculturalista, pude compreender que, de acordo com o que já havíamos estudado e aprendido sobre a proposta triangular de Ana Barbosa, além de fazer, ler e contextualizar, temos que considerar a coexistência e o mútuo entendimento de diferentes culturas na mesma sociedade e a interação existente entre elas.

Com isso tudo percebemos que não devemos unicamente nos preocupar com a obra propriamente dita, mas com todo o contexto, o povo, a cultura, os valores.

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