Li a atividade proposta e os materias que nos foram disponibilizados (texto Grandes Músicas para Pequenos Ouvintes e apresentação em Power Point do que havíamos estudado em aula).
Encontrei num livro didático uma historinha do Chico Bento, da qual eu resolvi iniciar meu planejamento.
Contei a historinha, levantei alguns questionamentos quanto a historinha e sua relação com a música, enfim conversamos bastante e chegamos a muitas conclusões. Entre elas a de que existem muitos tipos de música, que diferenciam-se entre si, principalmente, pelo ritmo, que nem todas as músicas são "legais", que existe alguém que escreve as músicas e assim por diante.
Fiquei muito satisfeita em ver a alegria deles ao refletir sobre a letra da música. Pelo o que conversamos e percebi, nenhum deles havia pensado que as músicas são escritas, que há todo um processo há ser seguido até que a música chegue até nós.
Conheceram o "Toquinho" e surpreenderam-se ao ver que era um homem de bigodes quem escreveu as músicas que ouviram, em especial, A Casa.
Recebi a contribuição da colega Natalia, que está em licença saúde e, por isso, sem turma no momento. A Natalia veio até minha escola e realizamos a parte prática, onde trabalhamos ritmo, intensidade, altura, compasso, melodia.
As crianças gostaram muito e eu me senti realizada, pois realmente percebi as nossas aprendizagens (minha e deles) e, também, pude ver a surpresa e a alegria deles com uma grande descoberta.
Um comentário:
Boa postagem Cristiane!
Desde o inicio do portfólio considerei seu trabalho completo e claro sobre suas aprendizagens. Penso que não terás problema para escrever o trabalho final para a disciplina de SI II, mas qualquer coisa escreva, ok?!
Beijos
Melissa
Postar um comentário