sexta-feira, 13 de junho de 2008

Espaço e Forma

Realizei com meus alunos as seguintes atividades que contemplam minhas aprendizagens nas interdisciplinas de Estudos Sociais e Matemática, quanto a Tempo e Espaço e Espaço e Forma, respectivamente:




*Meus alunos tem entre 4 e 5 anos , são bem pequenos, porém já trazem muitos conhecimentos, uma rica bagagem.

Praticamente todos ao iniciarem o ano letivo já compreendiam conceitos como dentro, fora, em cima, embaixo, na frente, atrás, o que mostra que já estão construindo as noções de espaço. Identificam quando algo está ao lado ou no meio, mas ainda não conseguem identificar direita e esquerda.

No início do ano, enquanto trabalhava o “Eu” e a “Família”, trabalhamos com seus endereços e a casa. Contaram como são as suas casas, citando os cômodos, o tamanho conforme suas próprias dimensões, isto é, muito grandes, a cor, de que material foi feita e assim por diante.

Realizamos a dobradura das casas e eles desenharam complementando conforme achassem necessário. No outro dia cada um apresentou sua casa aos colegas, explicou como chegar até ela, usando pontos de referência, conforme solicitei a eles.







Foi muito interessante, a maioria identificou a rua ou área, onde se localiza a casa dos colegas, através dos pontos de referências que foram mercados (Mercado do Vilmar – avô da Raíssa), campo de futebol (Campo do Palmeiras), barbearia (Valmor Cabeleireiro), ruas (faixinha que passa o circular, lomba do QFé). Com essa atividade muitos descobriram que moram próximo aos colegas ou tem familiares que moram próximos.

Por ser o primeiro ano deles em nossa escola e por acharem a escola enorme, sempre querem ir “num bando” realizar as pequenas tarefas que lhes peço, como buscar ou entregar alguma coisa na secretaria, na cozinha. Ficam muito felizes quando vamos ao terceiro piso da escola, onde se encontra a sala do vídeo. Poucos se arriscam a realizar essa “viagem” sozinhos e quando se arriscam, vão e voltam correndo, literalmente.





*Durante a “rodinha” conversamos a respeito das partes do corpo e nos detemos na cabeça, no rosto, seus órgãos. Identificamos a posição de cada órgão no rosto, onde cada qual queria falar primeiro. Após concluírem que os olhos ficam um de cada lado do rosto, assim como as orelhas ficam cada uma de um lado da cabeça e assim por diante com os demais órgãos e o cabelo, recortamos tudo de revistas e montamos em uma folha, onde havia um esboço de uma cabeça.



Praticamente todos conseguiram realizar a atividade, onde apenas alguns meninos que são mais imaturos tiveram dificuldades para localizar o lugar correto de cada órgão.

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