Na aula 5 da Interdisciplina Psicologia da Vida Adulta, realizamos a leitura do texto: "Transformações na Convivência Segundo Maturana".
Através do texto pude compreender o que o biólogo Maturana prega com a Biologia do Amar e do Conhecer para a formação humana.
Achei o texto muito interessante e, também, me surpreendi por ser ele um biólogo e ter interesse em compreender o ser vivo e o funcionamento do sistema nervoso.
Destaco entre suas colocações a importância do interagir, do produzir para o desenvolvimento, para a construção do ser.
Também, as relações hierárquicas, baseadas no medo e as heterárquicas, baseadas no amor. Sendo que tais emoções condicionam posições frente à aprendizagem, facilitando-a ou dificultando-a.
Citei no fórum duas frases que mais me chamaram a atenção. A primeira falando da construção do mundo em que vivemos, o que ocorre ao longo de nossas vidas. O qual por sua vez, também nos constrói.
E a importância gerarmos inspiração ao invés de oposição, naquilo que queremos mudar. Colocando nossa atenção naquilo que queremos conservar.
Um comentário:
Oi Cris, a partir da tua colocação "as relações hierárquicas, baseadas no medo e as heterárquicas, baseadas no amor" fiquei pensado que seria interessante refletirmos sobre os "efeitos", em uma sala de aula, de atitudes baseadas no medo e no amor. No que elas poderiam se diferenciar? Somente para continuarmos pensando... Abração, Sibicca
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