Segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo inicia-se a partir do nascimento e todas as construções do sujeito servem de base a outras. Tudo o que aprendemos é influenciado por aquilo que já tínhamos aprendido. Esse desenvolvimento dá-se na relação com o meio, porém ele é individual.
E Maturana nos diz que ao conviver com o outro, nos transformamos espontaneamente.
Realmente observo no meu processo de aprendizagem essas “características”. A cada tinha tenho me desenvolvido, progredindo nas minhas aprendizagens, porém observo que as minhas aprendizagens nem sempre ocorrem ao mesmo tempo, nem pelo mesmo processo que ocorre com as colegas. E percebo aí a influência de aprendizagens e vivências anteriores.
Também acredito que como Maturana citou nos transformamos espontaneamente na convivência com outras pessoas. Porém percebo que no nosso Ensino à Distância, pelo pouco contato que temos, sofremos pouca influência de colegas e professores. Quando nos encontramos, conversamos e trocamos idéias, nos animamos, nos engajamos mais no processo de aprendizagem. E com isso sentimos maiores transformações em nossas vidas, em nossas aprendizagens.
Um comentário:
Oi Cris, fazes reflexões bem interessantes sobre o teu processo de aprendizagem a partir das propostas desses autores. Em relação ao curso, gostaria de te fazer uma provocação: comentas que sentes pouco a influência de colegas e professores. Mas, se pensarmos nesses comentários dos blogs, será que não podemos entendê-los como uma "influência"? Será que no ensino presencial vocês teriam tantas produções comentadas por professores? Para pensarmos... Abração, Sibicca
Postar um comentário