domingo, 21 de junho de 2009

Psicologia – Desenvolvimento Moral

Através da leitura do texto: “Significações de violência na Escola: Equívocos da compreensão dos processos de desenvolvimento moral na criança”, da professora Jaqueline Picetti.
Pude perceber o quanto é possível nos enganarmos diante de atitudes de nossos alunos que são consideradas violentas.

Através dessa leitura “percebi que meus alunos estão na fase da anomia, (crianças até 5 anos): geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas. Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que se é certo ou errado.

Segundo Piaget: os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais. Assim sendo, podemos concluir que esse processo requer tempo.” (Recorte da atividade 10 – Desenvolvimento Moral).

Conclui que não devemos, como educadores, apenas avaliar a conduta de forma a identificar o grau de violência e procurar, unicamente, nas situações vivenciadas por eles a explicação de suas atitudes.

Devemos, também, conhecer as fases pelas quais os nossos alunos estão passando, as características de cada uma, compreender que existem formas diferenciadas de agir em determinadas fases, em diferentes situações. E com isso, poder auxiliar no desenvolvimento moral de nossos alunos, no encaminhamento pra sua própria autonomia moral e intelectual.

Um comentário:

Melissa disse...

Oi Cristiane :-)
Ótimas colocações!
Só um detaçlhe, consegues trazer um exemplo, de sua prática pedagógica, do auxilio no desenvolvimento moral?

Beijinhos
Melissa