Ao longo do semestre realizamos um Estudo de Caso, na interdisciplina EPNEE.
Escolhi para o meu estudo uma luno da Classe Especial, da "minha escola". Esse menino apresenta um déficit cognitivo moderado. Tendo, com isso, a aprendizagem mais lenta, falta de atenção e, até mesmo, de interesse.
Através desse estudo pesquisei sobre o histórico desse menino, seu comportamento, como é desenvolvido o trabalho e como é feita a avaliaão desse menino.
Deixo aqui a oportunidade para que leiam sobre meu estudo de caso e, então estarei escrevendo sobre minha aprendizagem:
Pude perceber que o diagnóstico de uma deficiência é algo muito complexo, que nem sempre recebemos esse diagnóstico de forma clara, que nos auxilie no trabalho com essa deficiência.
Nesse caso especificante, percebo que há grandes falhas em vários aspectos. Iniciando pela mãe que negligenciou o cuidado com os filhos, a ponto de serem abrigados numa instituição. O diagnóstico feito por um psicólogo, foi colocado na pasta do aluno e era desconhecido pela professora. A mesma tem uma turma com vários alunos, todos de inclusão, muito agressivos, com a sexualidade sobressalente, com históricos de abandono, maus tratos. Também, passa pelo desencanto com o magistério público.
Vejo que além das próprias dificuldades, há em torno desse aluno vários fatores cooperando para o pouco desenvolvimento cognitivo, social, emocional, psicológico.
Porém concluo meu estudo de caso afirmando que: " Tinha algumas dúvidas, quanto ao processo de inclusão, porém a partir de tudo o que pudemos aprender, ler, conhecer, através dessa interdisciplina, vejo que é possível e necessário."
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