quinta-feira, 22 de outubro de 2009

EJA

Na Unidade 2 – Parte 2 da Interdisciplina da EJA, realizamos a leitura do texto “Alfabetização de adultos: ainda um desafio.”, Regina Hara.

Destaquei deste texto algo que me chamou bastante a atenção: “não é o método que se elege que promove a alfabetização”.

Muitas vezes nos preocupamos com os métodos, o que pode, o que não pode, o que devemos ou não usar. E neste texto a autora nos deixa bem claro o que realmente irá proporcionar a aprendizagem ao aluno.

O que irá promover a aprendizagem será o conjunto de conhecimentos e a postura intelectual que adotamos com relação aos sujeitos e ao objeto da aprendizagem e não o método que irá se eleger.

O aluno da EJA, como qualquer aluno tem muitas experiências da sua vivência, do seu dia-a-dia, porém o aluno da EJA tem necessidades de escrever, de aprender, talvez por motivos profissionais, familiares, por sua própria baixa-estima.

Então pude perceber o quanto é mais importante diagnosticarmos essa real necessidade do aluno, do que nos preocuparmos com métodos necessariamente. A partir do momento em que percebemos essa necessidade, os conhecimentos prévios do aluno e a partir disso iniciamos o trabalho, certamente alcançaremos nosso objetivo e faremos com que o aluno permaneça na escola.

2 comentários:

celilutz1 disse...

Olá Cristiane:
Muito boa a tua postagem. Evidencia de que estás tendo uma boa compreensão da realidade da EJA. Pode-se ter também uma pequena mostra dos seus desafios, olhando o vídeo “A construção da leitura e da escrita do adulto na perspectiva freireana”.
Caso tenhas alguma experiência tua, de sala de aula, em EJA, ou da escola onde trabalhas ou de outra que conheças, compartilha conosco.
Grande abraço.
Celi

Cris Simões disse...

Oi Celi!
Não tenho experiência com EJA e na minha escola não tem essa modalidade de ensino.
Abraço