Ludicidade
Nesta semana assisti a entrevista da professora Tânia Fortuna e fiquei ainda mais encantada. Todos gostam de brincar! Ou será que não? Sinceramente duvido que alguém não goste, acredito que alguns têm mais dificuldade de se soltar, mas depois é só alegria!
Foi nos solicitado que escolhêssemos uma das questões ou respondêssemos a todas, não resisti e escrevi um pouco em cada questão.
Também resolvi procurar mais entrevistas, comentários, enfim, queria ler mais alguma coisa do que a professora tem para nos “passar”. Encontrei muita coisa boa! Pude refletir sobre algumas verdades, que muitas vezes nos negamos a enxergar, como nosso medo de brincar com os alunos, o martírio que é o recreio em muitas escolas, muitas vezes usamos os jogos como “isca” para “pescar” nossos alunos desmotivados.
“Os professores não querem brincar porque os alunos ficam mais agitados, turbinados, excitados. Os adultos sentem-se ameaçados.” Essa realidade muitas vezes acontece comigo, tenho uma turma tão agitada que às vezes tenho até medo de começar alguma coisa, porém na maioria das vezes aos poucos a turma toda vai se engajando e acabamos nos divertindo muito.
A professora Tânia também nos diz que o jogo na escola é uma aposta. E se soubermos aproveitar esse momento, aproximando-o da vida cotidiana, lembrando que a escola é lugar de vida, de aprender e ensinar coisas significativas, que suscitam curiosidade e interesse, que se mostram importantes para compreender o ontem e o hoje e transformar o hoje e o amanhã, certamente ganharemos esta aposta.
Também no site “Quem quer brincar”, encontrei muitas brincadeiras, pra lá de divertidas. Vou deixar aqui uma das brincadeiras que selecionei para brincar com meus alunos amanhã:
Barata assustada
Material: um objeto qualquer que possa passar de mão em mão.
Formação: jogadores em círculo
Desenvolvimento: a um sinal dado pelo coordenador, o objeto passa rapidamente de mão em mão. Ouvido um novo sinal, os jogadores fazem o objeto voltar. O coordenador dá vários sinais correspondendo a cada mudança de direção do objeto.
Finalização: a brincadeira acaba quando os jogadores perderem o interesse pelo jogo.
Comentários (objetivos): atenção, rapidez, coordenação viso motora, organização espacial (direção), controle tônico.
Nesta semana assisti a entrevista da professora Tânia Fortuna e fiquei ainda mais encantada. Todos gostam de brincar! Ou será que não? Sinceramente duvido que alguém não goste, acredito que alguns têm mais dificuldade de se soltar, mas depois é só alegria!
Foi nos solicitado que escolhêssemos uma das questões ou respondêssemos a todas, não resisti e escrevi um pouco em cada questão.
Também resolvi procurar mais entrevistas, comentários, enfim, queria ler mais alguma coisa do que a professora tem para nos “passar”. Encontrei muita coisa boa! Pude refletir sobre algumas verdades, que muitas vezes nos negamos a enxergar, como nosso medo de brincar com os alunos, o martírio que é o recreio em muitas escolas, muitas vezes usamos os jogos como “isca” para “pescar” nossos alunos desmotivados.
“Os professores não querem brincar porque os alunos ficam mais agitados, turbinados, excitados. Os adultos sentem-se ameaçados.” Essa realidade muitas vezes acontece comigo, tenho uma turma tão agitada que às vezes tenho até medo de começar alguma coisa, porém na maioria das vezes aos poucos a turma toda vai se engajando e acabamos nos divertindo muito.
A professora Tânia também nos diz que o jogo na escola é uma aposta. E se soubermos aproveitar esse momento, aproximando-o da vida cotidiana, lembrando que a escola é lugar de vida, de aprender e ensinar coisas significativas, que suscitam curiosidade e interesse, que se mostram importantes para compreender o ontem e o hoje e transformar o hoje e o amanhã, certamente ganharemos esta aposta.
Também no site “Quem quer brincar”, encontrei muitas brincadeiras, pra lá de divertidas. Vou deixar aqui uma das brincadeiras que selecionei para brincar com meus alunos amanhã:
Barata assustada
Material: um objeto qualquer que possa passar de mão em mão.
Formação: jogadores em círculo
Desenvolvimento: a um sinal dado pelo coordenador, o objeto passa rapidamente de mão em mão. Ouvido um novo sinal, os jogadores fazem o objeto voltar. O coordenador dá vários sinais correspondendo a cada mudança de direção do objeto.
Finalização: a brincadeira acaba quando os jogadores perderem o interesse pelo jogo.
Comentários (objetivos): atenção, rapidez, coordenação viso motora, organização espacial (direção), controle tônico.
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