terça-feira, 31 de março de 2009

Psicologia

Nessa semana realizando a 1ª atividade de Psicologia, pude consolidar minhas aprendizagens so bre epistemologia:

  • Na Pedagogia diretiva o professor é o detentor do saber e o aluno uma folha em branco. É o modelo da reprodução, da repetição, onde nada novo pode ou deve acontecer.
  • Na Pedagogia não-diretiva o professor é um facilitador e o aluno traz o saber que ele precisa, fazendo encontrará o caminho.
  • Na Pedagogia relacional, o professor acredita que tudo o que o aluno construiu até hoje em sua vida serve de patamar para continuar a construir. O professor, além de ensinar, passa a aprender e o aluno, além de aprender, passa a ensinar.

Citei na atividade uma experiência vivenciada por mim: "Estou trabalhando, pelo segundo ano consecutivo, com pré-escola e me preocupei, quando há alguns dias a colega que recebeu meus alunos no primeiro ano, reclamou deles. Questionei sobre quais eram os problemas, comentei que muitos ainda não completaram 6 anos e ela me respondeu que eles conversam demais. Então, lembrei de um episódio de quando minha filha havia sido aluna dela na pré-escola. Minha filha me questionou: “por que a profe não nos leva na pracinha”, e eu disse a ela que conversasse com a professora e dissesse do desejo dela de brincar na praça da escola. Quando voltávamos da escola ela disse que havia feito a pergunta, perguntei a ela qual havia sido a resposta e ela disse: “porque não!”."

Com a leitura realizada e a pergunta final do texto que nos indagava a respeito do cidadão que queremos que nosso aluno seja, pude refletir sobre essa experiência que vivi e perceber que realmente estou trabalhandopara a formação de um cidadão crítico, pensante e operativo.

Cristiane

Nenhum comentário: