quarta-feira, 13 de maio de 2009

Exemplo de Argumento e Evidência

Nesta postagem, usando a postagem anterior como base, estarei respondendo ao seguinte questionamento feito pela tutora Melissa:

“Acreditas estar conseguindo trazer evidências e argumentar sobre elas em teu portfólio de aprendizagem? Se sim, exemplifique.”

Evidência: elaboração de um mosaico étnico-racial em conjunto com os alunos.

Argumento: a partir das datas comemorativas, conversamos, eu e meus alunos, a respeito das pessoas que habitavam em nosso país antes de nós, se eram parecidos com a gente, tinham os mesmos hábitos, costumes. Refletimos, conversamos e concluímos que temos semelhanças com essas pessoas, mas com outras também, que entre nós há uma grande diversidade de etnias, de características e que todos somos importantes e temos grande valor para a sociedade.
Recortamos de revistas e livros pessoas que têm as características mais marcantes, destacadas por todos. Realizaram uma colagem por associação, conforme as características observadas.
Conforme características observadas neles próprios completaram a gravura de um corpo.
Todo esse material foi utilizado na construção de um mosaico étnico-racial
Pude observar que entre meus alunos, acredito que por serem muito pequenos, 4 e 5 anos, não se destacaram atitudes preconceituosas, quanto as etnias.
Foi uma atividade muito interessante, que estarei dando continuidade dentro dos próximos temas estudados com meus alunos. Pois acredito que trabalhando dessa forma, valorizando a cada um e suas diferenças, meus alunos crescerão com as mesmas atitudes, neutralizando o preconceito do nosso meio.

Um comentário:

Melissa disse...

Ok :-)
Obrigada pelo retorno.
Beijos
Melissa