quarta-feira, 13 de maio de 2009

Psicologia II - Estádios de Desenvolvimento

Psicologia, desde o Ensino Médio, foi uma disciplina que me interessou bastante. E esse semestre, em particular, tem me levado a ter um interesse ainda maior.

As aprendizagens construídas sobre os Estádios do Desenvolvimento, me instigaram a querer saber mais. Por isso minha questão para o Projeto de Aprendizagem, gira em torno do desenho infantil, como fonte de estudo para a identificação de características psicológicas e dos estádios de desenvolvimento.

“O processo evolutivo considerado por Piaget foi dividido em 4 períodos, assim denominados: Sensório-motor, Pré-operatório, Operatório-concreto e Operatório-formal.

Cada um desses períodos é caracterizado por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes formas do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. (Aula 5 – Cristiane)”.

* Resumindo as características de cada período:
Sensório-motor – Período em que o bebê desenvolve a percepção de si mesmo e dos objetos a sua volta, antecede a fala.
Pré-operatório – Surge a capacidade de dominar a linguagem, ainda não consegue se colocar no lugar do outro, a fase dos porquês.
Operatório-concreto - Surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças.
Operatório-formal - Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos.

Através da leitura sobre os estádios, da realização do apanhado das características principais de cada estádio e da aplicação da prova, onde identificamos o estádio que a criança submetida a prova está, pude relembrar essa aprendizagem, que havia tido no Ensino Médio e, ainda, aprofundá-la.

Através da prova de Conservação da Substancia - Sólidos Contínuos, analisamos uma menina de 6 anos, que encontra-se no período Pré-operatório. Resolvi aplicá-lo em outra menina da mesma idade, que pra minha surpresa, apresentou características do período Operatório-concreto.

O que veio a confirmar, o que lemos e debatemos no fórum, quanto a idade de uma pessoa não ser considerada critério suficiente para sabermos em que período do desenvolvimento intelectual ela se encontra.

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