quarta-feira, 13 de maio de 2009

Seminário Integrador VI

Como sugestão da Melissa, fui até o Blog da Giovana ler sua postagem sobre as perguntas.

E aqui estou para argumentar a minha aprendizagem, através da elaboração e análise das perguntas.

Lendo o que a Giovana escreveu que não fomos ensinados a perguntar e o “puxão de orelhas” do prof. Crediné: “Quando não temos perguntas, seguimos lendo, vendo e ouvindo uma série de informações que vamos guardando em um depósito sem saber mesmo quando usa-las. Se basearmos nossa aprendizagem apenas na busca de respostas para as dúvidas colocadas por outros, tendemos a viver alienados, deixando de exercer nossa autonomia.”, concluo que temos dúvidas, mas não sabemos e, muitas vezes, não queremos perguntar.

É mais cômodo sufocar nossas dúvidas e receber informações prontas, o que podemos comprovar com a realização dos PAs do semestre passado, que foram bastante trabalhosos. Porém muito produtivos!!

Temos dúvidas, curiosidades, mas como explicitar isso, às vezes, não sabemos. Acabamos jogando o assunto no ar, sem que os outros entendam o que realmente queremos dizer e saber. Outras vezes, a pergunta parte do nosso íntimo, sendo algo que não há como responder sem polemizar, diante de tantas opiniões e crenças. Perguntas estas, que não poderão gerar um PA.

Analisar a pergunta das colegas não é uma atividade fácil, quando não conseguimos realizar críticas construtivas. Ao ler análises como: “Não seria me pesquisar como não entrar na depressão? Pois como ele atinge nossas vidas já estamos carecas de saber.”, me preocupo com quem escreveu e com quem analisou.

Pois quem escreveu, escreveu porque tem interesse por esse assunto e quem analisou poderia ter se expressado de forma mais construtiva e menos ofensiva. Atitude que verifiquei em outras análises também. Atitudes que podem desestimular a aprendizagem e o interesse de outros.

Achei muito importante a colocação do prof. Crediné de que voltaremos a trabalhar com as perguntas e suas análises. Acredito que já evoluímos, mas temos condições de evoluir mais!

Agora me resta esperar que alguém tenha o mesmo interesse que eu e possamos desenvolver o PA, de acordo com minha curiosidade (rsrsrs)!

Um comentário:

Melissa disse...

:-) ...hehehe
Ótima postagem Cristiane :-)
Legal ter aceito minha dica.
Beijinhos
Melissa