domingo, 24 de maio de 2009

História da áfrica


Para a realização da atividade 3, da Interdisciplina QER, realizamos a leitura da síntese da dissertação de Mestrado em Educação da professora Marilene Leal Pare.

Fiquei chocada ao ler que a realização do trabalho tornou-se para ela um resgate dolorido da sua história pessoal enquanto negra.

Na maioria das vezes não enxergamos o racismo, o preconceito entre nós. E não percebemos que outros podem estar sofrendo por tais atitudes.

Na aula presencial da última quinta-feira (21/05), algumas colegas levantaram um questionamento, algo que eu também me preocupava: “Será que ao falarmos da cultura africana, ao defendermos as cotas para alunos negros não estamos abrindo precedentes para o racismo, o preconceito?!”.

Conversamos, debatemos, refletimos e pude, então, perceber essa situação a partir do ponto de vista histórico.

Os negros foram trazidos ao nosso país como escravos. Há poucos anos foram libertos, porém não tinham nem onde morar, suas dificuldades eram imensas. Em virtude do curto espaço de tempo e do preconceito, ainda existente, a igualdade entre negros e brancos ainda não foi alcançada.

Tudo isso nos leva a entendermos a importância de trabalharmos a auto-estima de nossos alunos, em especial os negros, e a importância de se criar oportunidades, para que essa igualdade seja alcançada!

Um comentário:

Melissa disse...

Uma ótima postagem Cristiane :-)
Beijos
Melissa