terça-feira, 8 de setembro de 2009


Já realizamos duas atividades muito interessantes, na interdisciplina “Didática, planejamento e Avaliação”, porém quero enfatizar aqui a aprendizagem que tive com a atividade do Enfoque Temático 2: Contribuições de Comênio para a Didática.

Através dessa atividade pude conhecer um pouco de quem foi Comênio e, principalmente, fazer um paralelo entre as idéias desse autor e o contexto do meu trabalho, meu cotidiano escolar.

Comênio já tinha idéias quanto a necessidade de conhecermos o aluno, considerarmos suas necessidades e capacidade, motivá-lo, igualdade de oportunidades de educação, independente de sexo e grupo social, partir dos sentidos, da percepção, da experiência do aluno e não de teorias abstratas e o bom relacionamento entre aluno e professor, como elementos que auxiliavam na aprendizagem. Elementos esses que, nos dias atuais, também consideramos de extrema importância para a aprendizagem.

Destaco, também, algo que ainda se assemelha com uma idéia de Comênio, os livros didáticos, que na maioria das vezes, não consideram a realidade dos alunos, suas capacidades e necessidades, partem de teorias abstratas, o que julgo ser um retrocesso em nossos dias, comparando com os elementos antes mencionados.

2 comentários:

Melissa disse...

Oi Cristiane,
Você escreveu: "Através dessa atividade pude conhecer um pouco de quem foi Comênio e, principalmente, fazer um paralelo entre as idéias desse autor e o contexto do meu trabalho, meu cotidiano escolar."
Li esse paragrafo e achei que se tratava de uma introdução. Achei que você falaria sobre este paralelo, mas não consegui entender assim na sequencia de seu texto. Podes, por favor, rever o trecho final de tua postagem? Será que eu não entendi e que você fez o parelalo?
Beijos
Melissa

Cris Simões disse...

Oi Melissa!
Acredito ter feito um breve paralelo, quando citei as idéias de Comênio e frisei que esses elementos nos dias atuais tb consideramos de extrema importância à aprendizagem.
E na parte final falei de algo q tb se assemelha, porém considero um retrocesso, comparando com as idéias citadas antes, o livro didático.
Acredito estar claro.
Abraços