quinta-feira, 1 de outubro de 2009

LIBRAS - Unidade 1

Através da pesquisa para a realização da primeira atividade de LIBRAS, que consistia em pesquisar em sites sobre a cultura surda e comunidade surda e após a pesquisa produzir um texto, tendo como base as perguntas norteadoras: “Você conhece alguma pessoa surda? Qual sua opinião sobre as pessoas surdas? Com base na leitura da unidade 1. Como você faria para conversar com uma pessoa surda? Quais os aspectos da cultura surda você acha importante para interagir com pessoas surdas?”, pude aprender a diferenciar o que é cultura surda e o que é comunidade surda, bem como obter algumas dicas que facilitam a comunicação com a pessoa surda.

Cultura Surda – “é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de se torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as idéias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo.” (Unidade 1 – LIBRAS)

Comunidade Surda – “uma comunidade é um sistema social geral, no qual um grupo de pessoas vivem juntas, compartilham metas comuns e partilham certas responsabilidades umas com as outras.” (STROBEL, 2008); então entendermos que a comunidade surda de fato não é só de sujeitos surdos, há também sujeitos ouvintes – membros de família, intérpretes, professores, amigos e outros – que participam em compartilham os mesmos interesses em comuns em uma determinada localização. (Unidade 1 – LIBRAS)

Dicas (Wikipédia):


*Falar de maneira clara, pronunciando bem as palavras, sem exageros, usando a velocidade normal, a não ser que ela peça para falar mais devagar.


*Usar um tom normal de voz, a não ser que peçam para falar mais alto. Gritar nunca adianta.


*Falar diretamente com a pessoa, não de lado ou atrás dela.


*Fazer com que a boca esteja bem visível. Gesticular ou segurar algo em frente à boca torna impossível a leitura labial. Usar bigode também atrapalha.


*Quando falar com uma pessoa surda, tentar ficar num lugar iluminado. Evitar ficar contra a luz (de uma janela, por exemplo), pois isso dificulta a visão do rosto.


*Se souber alguma língua de sinais, tentar usá-la. Se a pessoa surda tiver dificuldade em entender, avisará. De modo geral, as tentativas são apreciadas e estimuladas.


*Ser expressivo ao falar. Como as pessoas surdas não podem ouvir mudanças sutis de tom de voz, que indicam sentimentos de alegria, tristeza, sarcasmo ou seriedade, as expressões faciais, os gestos ou sinais e o movimento do corpo são excelentes indicações do que se quer dizer.


*Ao conversar, manter sempre contato visual, se desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.


*Nem sempre a pessoa surda tem uma boa dicção. Se houver dificuldade em compreender o que ela diz, pedir para que repita. Geralmente, os surdos não se incomodam de repetir quantas vezes for preciso para que sejam entendidas.


*Se for necessário, comunicar-se através de bilhetes. O importante é se comunicar. O método não é tão importante.


*Quando o surdo estiver acompanhado de um intérprete, dirigir-se a ele, não ao intérprete.


*Alguns preferem a comunicação escrita, alguns usam linguagem em código e outros preferem códigos próprios. Estes métodos podem ser lentos, requerem paciência e concentração.

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