quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SI VII – PA

Nesta semana me dediquei, quase que exclusivamente, às Teses sobre PA.


Realizei a leitura dos textos Aprendizes do futuro, as inovações já começaram!, Revisitando PAs em tempo de WEB 2.0 e Arquiteturas Pedagógicas, a fim de melhor me posicionar na análise das teses.


O assunto “Projeto de Aprendizagem” é algo amplo e que, pra mim, ainda gera certa insegurança.


Através do PA faremos com que nossos alunos realmente desenvolvam suas potencialidades, sejam agentes de aprendizagem, construam seus conhecimentos, partindo do seu próprio contexto, sua própria realidade de vida, sua curiosidade, desejo e vontade.


É maravilhoso!!


Mas ser orientador, estimulador não é algo simples.


Principalmente, através da revista “Aprendizes do futuro, as inovações já começaram!” vimos as funções do professor, no que implica cada função, porém sabemos que nossa realidade ainda está muito aquém de tudo isso.


Percebo o valor, a necessidade e, principalmente, o resultado alcançado com essa forma de trabalhar, mas preciso ser realista: nossas escolas ainda não têm recursos materiais e pessoais suficientes, a gestão democrática está longe de existir, apoio pedagógico inexiste em escolas estaduais.


Estou motivada com tudo o que tenho lido a respeito de PAs, mas preciso saber mais sobre o assunto e descobrir a melhor forma de adaptá-lo a minha realidade.

Um comentário:

Melissa disse...

Concordo com você Cristiane.
Penso que é o momento de refletires sobre a adaptação para tua realidade.
Beijos
Melissa