quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pedagogia de Projetos

Como já citei em outra postagem o assunto PA tem me motivado e estou, aos poucos, me apropriando do que realmente é um PA, de como é, como realizar.

“No trabalho por projetos podemos identificar muitos aspectos desafiadores e positivos, dentre os quais destaquei o fato de favorecer o desenvolvimento de estratégias para organizar os conhecimentos, a seleção de informações, a transformação desses conhecimentos, saberes disciplinares em conhecimento próprio, através da total co-participação do aluno. O trabalho por projeto vincula diferentes informações, que se juntam num tema e, com isso, facilitam o estudo e compreensão por parte dos alunos. Outro aspecto muito positivo e desafiador é que o trabalho com projeto faz com que o aluno aprenda a aprender, a encontrar o nexo, a estrutura, o problema que vincula a informação e que permite aprender. No trabalho por projeto, também, é importante que a informação necessária pra construir o projeto, a aprendizagem é determinada em função do que o aluno já sabe de suas experiências escolar e social, o que contribui pra sua compreensão e comunicação.” (Recorte da atividade, respondendo ao questionamento “Destaque aspectos positivos e desafiadores do trabalho por Projetos”).

Também tenho percebido que devo adaptá-lo a faixa etária dos meus alunos e que aos meus alunos da educação infantil as referências cogniscitivas, que articulam e orientam os conhecimentos que a organização dos Projetos deve ajudar a veicular nos alunos, são aprender a construir definições de objetos e fatos, a partir de seus atributos e funções e definir a funcionalidade desses objetos e fatos.

2 comentários:

Melissa disse...

O que já pensou? Como esta planejando teu trabalho com PA? :-)
Beijos
Melissa

Cris Simões disse...

Oi Melissa!
Deixo aqui o link para o meu grupo, onde poderá ver o progresso da nossa arquitetura pedagógica, que é é um PA.
Bjo

http://grupo1.pbworks.com/FrontPage