quarta-feira, 18 de novembro de 2009

EJA - Características da linguagem e do pensamento do educando jovem e adulto

Quem é o aluno de EJA?

Através das leituras realizadas na interdisciplina, em especial o texto texto “Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem”, de Martha K. de Oliveira, pude perceber quem é esse aluno.

O aluno de EJA são na sua maioria adultos migrantes, com passagem curta pela escola, trabalhando em ocupações urbanas não qualificadas e jovens, também, excluídos da escola, bem mais ligados ao mundo urbano, envolvidos em atividades de trabalho e lazer mais relacionadas com a sociedade letrada, escolarizada e urbana.

Esse aluno não é o alvo original da escola, que não está adaptada pedagogicamente, principalmente, pra sua realidade. Falta também literatura psicológica que ntrate do processo de aprendizagem e construção de conhecimento dese aluno adulto.

Mas o principal é que o professor conheça seu aluno, saiba do seu real interesse em aprender e que a partir disso organizar seu trabalho, escolher seus métodos, "buscando motivá-lo e valorizar seu progresso, apresentando uma nova perspectiva de vida se não financeira, mas social" (recorte atividade parte 3 unidade 2).

Nenhum comentário: