quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Menino Selvagem

A interdisciplina de LIBRAS tem nos proporcionado grandes reflexões e conhecimentos. E uma dessas oportunidades foi o filme "Menino Selvagem", através do filme pudemos ver o quanto ser diferente, ter alguma "deficiência" já foi e, em alguns casos, ainda é difícil.

O menino foi retirado do meio selvagem em que vivia e o professor Itard fez o possível pra que conseguisse adaptá-lo a vida em sociedade, algo que não foi fácil e nem completamente satisfatório.

Mas a principal reflexão que pudemos fazer através do filme, foi o quanto se progrediu no conhecimento das deficiências, em especial a auditiva, e no processo de adaptação dessas pessoas a sociedade e, por que não, da sociedade em relação a essas pessoas.

Entre os progressos podemos destacar o uso da LIBRAS e objetos adaptados com sinais luminosos e vibrantes. Com isso verifica-se maiores acertos e menos sofrimento para todos.

2 comentários:

Melissa disse...

Porque tua postagem referencia o filme vou te fazer uma pergunta:
O filme é baseado em uma história real? Ele apresenta o conhecimento das deficiências daquele período?

Beijos
Melissa

Cris Simões disse...

Sim, o filme é baseado numa história real.
Ele apresenta o conhecimento das deficiências daquele período, onde os deficientes eram, praticamente, isolados a fim de serem "ensinados" a viverem de forma considerada "normal", tendo suas habilidades, como a visual, por exemplo, no caso dos surdos, desconsiderada.