quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Arquiteturas Pedagógicas

Gente, estou me sentindo igualzinha àquele ditado que diz: "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".

O PA aos olhos de quem visualiza os resultados, a aprendizagem proporcionada em vários aspectos, é maravilhoso. Mas no momento que temos que partir do início, com crianças pequenas, ainda não alfabetizadas, dentro da realidade de nossas escolas, onde não temos nem orientadora, que dirá professor para o laboratório de informática, aí sim percebemos quão grande é o desafio.

Continuo bastante insegura com relação ao estágio, a arquitetura pedagógica escolhida, que é o PA.

Não estou conseguindo imaginar vários grupos, cada um desenvolvendo um projeto, com crianças tão pequenas, onde não leêm, não escrevem, não vão a bibliotecas sozinhos, não tem acesso a informática, internet, revistas, jornais. E muitos pais nem se quer vem até a escola saber quem é a professora e qual seu método de trabalho.

A ansiedade e preocupação ainda são grandes, os pensamentos e idéias ainda estão bem "misturados".

Mas como já escrevi no comentário de nossa 5ª versão da arquitetura: "Vou aproveitar as férias pra reler os artigos, dar uma olhada nas arquiteturas pedagógicas que estão sendo escritas pelas colegas que trabalham com Jardim A e vou pensando, escrevendo e tentando organizar o que será a base do meu estágio.
Mas deixo aqui meu pedido de socorro, se tiverem mais material, artigos, textos sobre o assunto podem me passar, pois eu realmente preciso saber mais, pra me sentir mais segura e tranquila."

Nenhum comentário: