quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Avaliação

As leituras realizadas na interdisciplina de Didática Planejamento e Avaliação, na última unidade sobre Avaliação, foram muito pertinentes com o final de mais um ano letivo.

Através da leitura pude compreender de forma mais teórica as diferentes avaliações, o que é e como deve ser realizada a avaliação que irá acrescentar ao trabalho do professor e ao desenvolvimento do aluno.

Li num dos textos da unidade, uma frase de Cunha (1995, p.44), "aquilo que a pessoa diz ou faz está moldado consciente ou inconscientemente pela situação social. São as experiências e as condições de vida que fornecem a formação dos conceitos e do desempenho do indivíduo".

Vejo refletido aí o início da carreira do magistério, onde saímos de um ambiente, na maioria das vezes autoritário e chegamos em nossas salas de aula nos achando o centro de tudo, refletindo as experiências que vivemos.

Mas o que realmente devemos ter em mente e buscarmos como ideal no processo avaliativo?!

"O papel do professor é fundamental no processo ensino-aprendizagem, mas especialmente na avaliação. Por isso precisamos estar conscientes e comprometidos, de forma ética. Conhecendo nossos alunos, suas peculiaridades, sua aprendizagem, suas dificuldades o que ocorrerá através da avaliação diagnóstica e mediadora, diagnosticando as dificuldades do processo de transmissão e aquisição do conhecimento, buscando as falhas nesse processo, para tomar decisões acerca da próxima etapa. Jamais utilizando o processo de avaliação como uma arma, acabando por ferir os princípios éticos da profissão através de diversas atitudes que vem a prejudicar a correta avaliação do aluno." (Recorte da atividade)

Atualmente em minha escola foi abolido o sistema de notas, que vem a classificar o aluno sem muitas vezes considerar o progresso que teve de forma individual. A princípio surgiram muitas dúvidas, algumas reclamações, mas aos poucos a equipe diretiva conseguiu reverter a situação e hoje podemos observar os benefícios de termos que construir pareceres descritivos, baseados em alguns critérios específicos, mas com espaço pra individualizar essa avaliação.

Com isso nos tornamos mais observadoras e apartir daí temos condições de perceber o aluno que está ficando pra trás, o quanto cada um tem progredindo, o que funciona melhor com cada aluno e assim por diante.

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