terça-feira, 12 de outubro de 2010

2008/01 - 4º Semestre

Pra começar, esse não foi um dos melhores semestres. Foram muitas atividades, o que acabava sendo um empecilho na qualidade da execução das mesmas.

Devíamos elaborar muitas atividades e algumas delas aplicar com os alunos, o que nem sempre estava de acordo com os interesses daquele momento.

Minha situação mais crítica foi em Ciências, com uma atividade à partir da Sombra, não entendi muito bem, meus alunos eram pequenos, não soube envolvê-los direito na atividade, o que acabou não ficando como deveria ser. Mas o que mais me chocou, é que sempre sou sincera, como a atividade não deu muito certo, eu coloquei na atividade exatamente o que aconteceu. Isso deixou o professor um tanto insatisfeito e quando comentei com algumas colegas, as mesmas me disseram que não tinham realizado como era pra ser e que apenas colocaram o resultado como se tivesse ocorrido tudo bem. Acho que como grupo perdemos a oportunidade de auxiliar no crescimento de nosso professor, onde se tivéssemos, todas sido sinceras, ele poderia reavaliar a atividade proposta.

Já em Estudos Sociais ao ler me deparei com uma colocação de Arroyo, que vai me servir no TCC e que é algo realmente importante. “[...] pensar cada idade como uma identidade própria, realização própria, não enquanto preparo para uma outra idade, em nome da busca de um adulto perfeito sacrificamos a infância e a juventude, colocamos em segundo plano o lúdico, a imaginação.”
Quantas vezes sacrificamos nossos pequenos, pensando unicamente no seu futuro, esquecendo do presente?!

Em Matemática foram muitas aprendizagens. Porém pelo curto prazo de tempo, nem todas puderam ser bem desenvolvidas. Lembro que devíamos elaborar atividades pra cada conteúdo lido. Percebi a importância de trabalharmos seriação e classificação e que as operações matemáticas podem ser trabalhadas com qualquer idade, usando material concreto, sem esquematizá-las em papel.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Cris!!Novamente trazes uma boa sumarização das aprendizagens do semestre. Achei importante principalmente os apontamentos que trouxeste sobre ciências. Para refletirmos sobre nosso papel de alunos e sobre nossa própria formação...
Abração!