terça-feira, 12 de outubro de 2010

2008-02 - Quinto Semestre

Nesse Quinto Semestre, as interdisciplinas foram mais reflexivas do ponto de vista político e organizacional, que normalmente não nos detemos muito.

Relendo minhas postagens percebi que não mudou muita coisa, porém compreendo um pouco mais da Gestão da Escola.

Estou trabalhando na secretaria da Escola, na Coordenação do Programa Mais Educação, também estou auxiliando na Supervisão Pedagógica, já que a supervisora está afastada, enfim é uma sobrecarga enorme de trabalho, tanto sobre a direção, a secretária e até mesmo aos funcionários da Escola. O Programa Mais Educação é um projeto do governo federal que o Estado "me deu" como contrapartida. Enfim, os recursos pessoais, principalmente, são mínimos, a burocracia é muita e, por vezes, ameaçadora, que dá até medo de fazer algo errado e ter que tirar de algum lugar a verba pra devolver. Sendo que por aí andam enchendo o bolso, a bolsa e até a cueca de dinheiro.

Bem, desabafos a parte, vamos lá.

Também, tivemos Psicologia da Vida Adulta, onde achei mais um texto de Maturana que vou resgatar, acho que tenho mais material pro meu TCC. Nessa interdisciplina vimos as fases da vida adulta e suas características. A fase que mais se destacou pra mim foi a Velhice, onde percebi muitas características que são bem evidentes nessa fase e que por falta de conhecimento muitas vezes não as compreendemos.

E por fim, os Projetos de Aprendizagem, junto ao SI V. Nesse semestre, nessas Interdisciplinas desenvolvemos nosso 1º PA. Meu grupo falou sobre o desenvolvimento fetal com enfoque na formação do cérebro. Acho muito interessante aprendermos sobre aquilo que temos interesse, mas o trabalho em grupo, nem sempre é muito prático.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Cris!! Olha que legal, o movimento de retomada do processo está te mostrando inclusive material para o TCC. É isso aí!! Abração!!