A interdisciplina Filosofia da Educação tem nos proporcionado leituras e reflexões que tem, literalmente, me feito filosofar.
Essa interdisciplina tem por objetivo desenvolver nossa capacidade de argumentar e analisar de forma crítica.
O que tem me feito dedicar um tempo muito maior na execução das atividades.
Iniciei o curso com o anseio de concluir rapidamente as atividades e postá-las todas dentro do prazo.
Com o passar dos semestres, tenho procurado me dedicar mais e “tirar” o maior proveito possível de cada leitura, de cada aprendizagem.
Porém, esse semestre tem sido especial. Essa interdisciplina, as cobranças do SI e, algumas, experiências pessoais têm me feito pensar um pouco mais antes de agir, escrever, responder.
Tenho procurado ser mais crítica, ver o que pode estar por trás de algo que, às vezes, parece uma obviedade, quando na realidade não o é.
Deixo como exemplo o nosso modo de ver um aluno. Muitas vezes, não questionamos suas atitudes, não procuramos o que está por trás de certa agressividade, falta de interesse. E, logo, o rotulamos de desinteressado, sem limites.
E o que, muitas vezes, temos são casos de abandono por parte da família, problemas neurológicos e assim por diante.
Que possamos aproveitar cada reflexão e nos habituar a refletir, a pensar, analisar e aprender a argumentar!
Um comentário:
Oi Cris :-)
faz ótimas colocações em tuas postagens. te sugiro apenas que tenha o cuidado de não torná-las amplas... O que quero dizer é que em seu blog você reflete sobre suas idéias e seria importante colocar exemplos próprios (de sua vivência) como evidências.
Para esta postagem você colocou:
"Deixo como exemplo o nosso modo de ver um aluno. Muitas vezes, não questionamos suas atitudes, não procuramos o que está por trás de certa agressividade, falta de interesse. E, logo, o rotulamos de desinteressado, sem limites."
Site exemplo de qd vc não questionou e o que descobriu. Tente ser um pouco mais "pontual" em suas evidências, ok?!
Fica como sugestão ;-)
Beijinhos
Melissa
Postar um comentário