sexta-feira, 11 de setembro de 2009

LIBRAS

Que aula maravilhosa!!
Sinceramente, não me importaria de que essa interdisciplina fosse totalmente presencial.
Aprendemos muitas coisas interessantes e importantes na aula de ontem.
A professora Eleonora é espetacular, muito bem humorada e nos refletir sobre a educação de alunos surdos.
Tenho convivência com uma amiga surda, que estudou na escola em que trabalho, onde ninguém tem conhecimento na LIBRAS, foi muito difícil pra ela e também pra professora, que apesar de todo esforço não conseguia lhe auxiliar de forma satisfatória.
A profª Eleonora nos fez refletir sobre a inclusão do aluno surdo, aliás, como nos foi solicitado, saibam que nem todo surdo é mudo.
O aluno surdo deve ter contato com outros surdos, deve participar de comunidades sociais, onde possa se integrar e, realmente, interagir.
Muitas vezes olhamos e nos parece fácil a LIBRAS, porém no contato direto com o surdo percebemos que não é simples assim. Os sinais devem ser feitos de forma clara e correta, pois NÃO são mímicas, para que o surdo realmente nos compreenda.
Estou com uma expectativa bem grande, quanto a esse semestre, que tem começado com aprendizagens muito significantes!!



2 comentários:

Melissa disse...

:-)
Que animador!!!
Mas fiquei curiosa... Li que nem todo surdo é mudo e qu a comunicação com surdos deve ser bem feita pois não é uma mímica e sim uma linguagem. O que mais? Como foi a aula? Seria interessante registrar as aprendizagens da aula.
Beijos
Melissa

Cris Simões disse...

Oi Melissa!
A aula como disse foi maravilhosa e as aprendizagens mais significativas foi o que registrei aqui e, também, um pouco dos sinais que aprendemos, que não tenho como colocar, por isso coloquei a imagem do alfabeto.
Aliás, profª Eleonora nos falou um pouco da história da LIBRAS e nos disse que encontraríamos sobre esse assunto e outros materiais no ROODA, mas ainda não encontrei nada.
Abraços