quinta-feira, 1 de outubro de 2009




Nesse enfoque da interdisciplina de Didática Planejamento e Avaliação realizamos algumas leituras sobre o movimento da Escola Nova.




“Os escolanovistas procuraram criar formas de organização do ensino que tivessem as seguintes características: a globalização, o interesse imediato do aluno, a participação dos alunos e da comunidade, uma reorganização da didática e do espaço da sala de aula. Nestas experiências vamos encontrar vários tipos de caminhos como: as unidades didáticas, os centros de interesse e os projetos” (BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Trabalhando com projetos na Educação Infantil. In: XAVIER, Maria Luisa Merino & DALLA ZEN, Maria Isabel (orgs.). Planejamento em destaque: análises menos convencionais. 3ª edição. Porto Alegre: Mediação, 2003. p.65-66).




Deixo aqui algumas palavras a respeito dos principais integrantes desse movimento e das suas idéias:





2 comentários:

Melissa disse...

E como colocaria, com tuas palavras, este movimento?
Estamos, nos comentários, buscando orientá-las, ok?! A idéia é sempre refletir sobre um trabalho, uma leitura, uma evidência. Nesta postagem faltou tua reflexão. Como entendeu as leituras? O que achou das leituras?
:-)
Beijos
Melissa

Cris Simões disse...

Olá!! Bem achei muito interessante conhecer o movimento da Escola Nova e suas principais idéias. Pude perceber alguns conceitos como o poder transformador da educação, o concreto ruma ao abstrato que são muito presentes em meus ideais como educadora, compreendendo, conhecendo quem foram seus autores e de onde partiram esses conceitos.