quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Práticas de Leitura, Escrita e Oralidade no Contexto Social

No módulo 3 da interdisciplina Linguagem e Educação, realizamos uma atividade de campo onde devíamos ouvir uma criança na fase inicial de alfabetização narrando uma história e, baseados no texto “Tem um monstro no meio da história (GURGEL, 2009)” e de um vídeo e um áudio onde crianças e uma senhora narravam suas histórias, analisamos a história que ouvimos da mesma.

Achei maravilhoso!!!

Amo ouvir meus alunos e minhas filhas criando histórias. Acho muito divertido e, com o passar do tempo, percebo o quanto estão mudando, amadurecendo, colocando mais elementos, procurando ser mais realistas no que contam.

O texto lido me auxiliou ainda mais na compreensão desse processo, “A distinção entre ficção e realidade ainda está em desenvolvimento nos anos da Educação Infantil” (GURGEL, 2009).

Normalmente dou a eles a oportunidade de criarem histórias a partir de figuras, de um livrinho, de personagens, com fantoches, dedoches e no dia da árvore, não encontrei nenhuma historinha de árvore então, resolvi perguntar quem conhecia uma história de árvore, muitos levantaram as mãozinhas. Ouvimos a cada um deles que se posicionou de pé na rodinha e contou a sua história, todas criadas naquele momento. Foi um sucesso!!

Um comentário:

celilutz1 disse...

Cristiane:
Ao ler a tua postagem, parecia que estava vendo os teus alunos contando histórias. Gostei. Continua compartilhando conosco as aprendizagens que estás fazendo.
Abraço.
Celi