Entrevista a ser realizada junto a educand@s
Nessa saída de campo buscamos conhecer as características sócio-demográficas, sócio-culturais e sócio-cognitivas dos alunos da EJA, o que nos auxiliou na compreensão de quem são e do que almejam esses alunos.
A EJA pra mim é uma realidade distante, tive a oportunidade de trabalhar como uma turma de alfabetização numa biblioteca comunitária do meu bairro, mas em virtude da faculdade e demais compromissos profissionais e particulares optei por não assumir esse trabalho. Então minha experiência nessa área é nenhuma.
Porém com as leituras realizadas e, principalmente, com esta atividade pude conhecer um pouco mais dessa realidade.
Deixo aqui as conclusões que chegamos com essa atividade:
- Os jovens e adultos freqüentadores da EJA são indivíduos que estão em busca de uma graduação que lhes certifique a possibilidade de obter uma vaga mais segura no mercado de trabalho existente.
- Apresentam uma grande vontade de superar os obstáculos encontrados no trabalho realizado durante o dia, ou na falta dele, para se fazerem presentes às aulas noturnas.
- São ingênuos em sua visão de mundo, já que não conseguem vincular suas impossibilidades de prosseguirem os estudos escolares com o processo social que é excludente.
- São excluídos, portanto, do acesso aos bens educacionais e culturais.
- Apresentam vínculos fortes com a família de origem.
- São alunos jovens, que em termos de quantidade já começam a superar a participação dos adultos.
- A escola tem se utilizado de metodologias que se assentam em princípios apassivadores desses indivíduos.
- Existe uma mera transposição das metodologias utilizadas no ensino regular para os alunos da EJA.
- Não conseguem encontrar motivação suficiente na escola, para prosseguirem seus estudos.
Um comentário:
Parabéns pelo trabalho realizado :-)
Beijos
Melissa
Postar um comentário