terça-feira, 30 de março de 2010

Como havia dito...

...aqui vai um recorte do meu pbwork, um pequeno resumo das características da criança pré-escolar:

" Segundo Piaget, que trata do desenvolvimento cognitivo, estão na fase pré-opercacional, onde ainda são egocêntricos, não conseguindo se colocar no lugar do outro, estão na fase dos "por quês".

Segundo a teoria de Erickson, que traz o desenvolvimento pessoal-social, estão no estágio da Iniciativa X Culpa. Nesse período as crianças ampliam seus contatos, fazem mais amigos, aprendem muitas coisas a partir da iniciativa. Também podem desenvolver o senso de responsabilidade, a criança sente a necessidade de realizar tarefas e cumprir papéis. Se reprimida ou castigada poderá desenvolver sentimentos de culpa e, com isso, diminuirá sua iniciativa.

Para Freud, que trata sobre o desenvolvimento psicossexual, essas crianças estão saindo da fase fálica, onde passam pelo complexo de Édipo e estão entrando no período de latência, onde modificam seu apego aos pais em e voltam-se para o relacionamento com seus companheiros, atividades escolares, esportes e outras habilidades.

Já segundo Kohlberg, que trata sobre o desenvolvimento moral, estão no estágio da moralidade pré-convencional, se desenvolve na forma de egocentrismo, julgando as ações por suas consequências físicas. Valoriza grandemente a obediência inquestionável à autoridade e a fuga da punição."

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Cris!! Boas anotações, pois resgatas aspectos importantes das diferentes teorias que te ajudam a pensar sobre os teus pequenos. Abração