domingo, 25 de abril de 2010

UFA...

Essa semana foi bem mais produtiva e tranquila!!

Os comentários da tutora Rossana me animaram e da professora Gládis me fizeram refletir bastante: "Cris ao ler teu relato, verdadeiro e cheio de sentimentos conflitantes, vejo o nosso fazer de educadoras. Educar tambem e deixar espaço para a parte menos bela da vida: a dor, a rejeiçao, a agressividade, o desejo de fugir daquilo que nos desafia.Ter medo, revolta, encanto e amor, tudo misturado e aos borbotoes, faz parte da vida. Pensa nos teus alunos abrigados como crianças para as quais todos ja deram, em alguma medida, as costas. Na escola, ao teu lado, eles podem simbolizar/externar as situaçoes dificeis para as quais nem sempre tem estrutura psiquica para enfrentar. Na falta desse aporte, o jogo simbolico (bater, maltratar, chutar, "matar", etc. a boneca) pode ser a unica forma de tentar reorganizar a psique. Pensa que esse espaço e necessario, mas tb lembra que eles, ao fazerem isso, te pedem ajuda. Lançam um grito de socorro,na espera de que tu te importes, digas nao e, ao mesmo tempo, acolhas cada um deles com teu riso, teu abraço, teu afeto. Talvez, o unico afeto que eles ainda ganhem da vida. Tanto melhor tu seras quanto mais conseguires ensina-los a conviver em sociedade, expressando de modos nao-violentos as suas emoçoes. Estou aqui. "

Pude sentir a responsabilidade que tenho em minhas mãos!!!

Mas também pude olhar pra meus alunos com outros olhos!

O estágio está sendo bastante diferente do que eu pensava, estou tendo oportunidade para refletir, para inovar, para criar, para ser mais feliz e otimista com relação ao ser educadora.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Cris!! Muito bonito esse teu depoimento, podemos perceber que o estágio está fazendo movimentos na tua forma de perceber teus alunos. Comentas que está sendo bastante diferente do que tu pensava, seria legal explorar essa diferença em outra postagem, que tal? Abraços!